Portes gratuitos para Portugal e Espanha em compras superiores a 30€

BEEF WELLINGTON DE NATAL

COM COMPOTA DE LARANJA DA PALA COM ESPUMANTE

Creme de Couve-Flor

Ingredientes

1peça de vazia de vitela com 1.500kg
Sal
Mistura de 5 pimentas
2c. chá de alho em pó
2dentes de alho
1c. chá de tomilho fresco
1c. chá de estragão fresco
1fio de azeite
1noz de manteiga
1placa de massa folhada retangular (com 375g)
350g de castanhas descascadas
200g figos secos
3c. sopa de mostarda
3 maças vermelhas
3c. sopa de compota de laranja da pala & espumante Casa do Vale
Ovo batido

Preparação

Comece por eliminar toda a gordura que houver à superfície da vazia e descarte um pedaço da carne de modo a fazer um pedaço de vitela longo e estreito (com 7/8cm de largura), de modo a parecer um rolo. Tempere a carne com sal (coloque um pouco mais do que é habitual porque o prato será doce), a mistura de 5 pimentas, o alho moído e o estragão e tomilho picados. Regue com um fio de azeite e deixe marinar de um dia para o outro.

Ao fim deste tempo, aqueça a noz de manteiga com um pouco de azeite e os dentes de alho laminados. Quando a gordura estiver bem quente, sele a carne de ambos os lados e até ficar lourinha. Transfira-a para uma superfície limpa e reserve.

Leve as castanhas a cozer em água temperada de sal por 5 min, escorra-as e pese 150g, reserve as restantes. Misture as castanhas que pesou com os figos e a compota no processador de alimentos, e processe até obter uma pasta húmida.
Descasque as maçãs e corte-as em pequenos pedaços, corte também as castanhas reservadas em pedaços.

Barre a carne, de ambos os lados, com a mostarda previamente aquecida e vá cobrindo todo a superfície da vitela com pedaços de castanha e maçã, apertando-os bem. Cubra a fruta com uma camada fina de pasta de figo, de modo a que esta tenha a função de colar as frutas. Use um pedaço de película aderente para fixar a cobertura de frutas e continue a cobrir toda a carne com as maças e castanhas e depois com a pasta de figo. Quando já tiver todo o rolo coberto, embrulhe-o com a massa folhada de modo a ficar todo tapado e reservando o excesso da massa para a decoração. Com a massa que sobrou recorte desenhos a seu gosto e disponha-os na superfície do rolo. Pincele com ovo batido e, de cada um dos lados da decoração que adicionou, forme pequenos cortes na massa (isto servirá para que a massa não rache enquanto assa).

Leve ao forno, previamente aquecido a 200ºC, por 45 min ou até a massa estar dourada.

Sirva o beef wellington fatiado e acompanhe com arroz de passas e salada de mistura de folhas verdes.