Fotografia de Baião

BAIÃO, PAISAGEM VERDEJANTE

Baião é o concelho com maior percentagem de área verde e floresta do distrito do Porto. A beleza das suas paisagens, o suave aroma a natureza que se sente na brisa, a sua rica gastronomia, a vasta história, os maravilhosos pontos de interesse e as emocionantes atividades para todas a idades transformarão a sua estadia numa experiência doce, verdejante, culta e intensa. Tudo isto num clima calmo e gentil, próprio da hospitalidade nortenha, que torna este concelho numa vivência única para si e para a sua família.

"

DIVERSÃO E AVENTURA PARA TODOS OS GOSTOS

O leque de fantásticas atividades à sua disposição é vasto e divertido. Poderá fazer um calmo e tranquilo passeio pelas águas do Rio Douro e deixar que as paisagens, dignas de estarem gravadas numa pintura, preencham os seus sentidos. Também pode percorrer os vastos trilhos que brotam desta terra, seja a pé ou de bicicleta, entrando em contacto com a natureza que cobre este multifacetado concelho. Nesta terra, culturalmente rica, encontrará belos locais de interesse histórico, que o vão fazer viajar no tempo, sem dar pelas horas passar, envolvido nas interessantes histórias contadas por cada ponto de interesse. Para os amantes do GeoCaching, Baião é um excelente pretexto para uma visita. Os pontos no mapa são às dezenas, o que significa que a diversão será uma certeza, seja a dois seja em família.

VISITA OBRIGATÓRIA

Seja o turismo religioso, o arqueológico ou museológico, aqui poderá encontrar um pouco de tudo e satisfazer a sua curiosidade em várias áreas e temáticas. A escolha é ampla e a qualidade de cada um destes pontos de interesse é enorme. É um deleite para quem se interessa pelos traços do passado que demarcam esta região e a tornam tão rica e especial, onde cada pedra, cada rua, cada construção é uma espécie de máquina do tempo que o transporta numa viagem pela nossa maravilhosa e inigualável história.

Locais de interesse:
Igreja Matriz de Baião
Igreja Matriz de Gôve
Igreja Matriz de Ancede
Capela de Nossa Senhora do Bom Despacho
Convento e Mosteiro de Santo André de Ancede Anta da Aboboreira
Casa das Bengalas de Gestaçô
Casa do Lavrador – Museu Rural e Etnográfico
Centro Interpretativo do Vinho e da Vinha
Conjunto Megalítico da Serra da Aboboreira
Fundação Eça de Queiroz – Núcleo museológico
Núcleo de Arqueologia – Museu Municipal de Baião

"

GASTRONOMIA DE ENCANTAR

Baião é também famoso pela sua gastronomia de excelência, destacando-se a qualidade dos seus frutos que permitem à Casa do Vale criar as suas maravilhosas e premiadas compotas. Na doçaria tradicional, destaca-se o delicioso Doce da Teixeira. As carnes, o fumeiro e o seu magnífico arroz de forno e o anho assado dão um colorido especial ao quotidiano de quem por aqui passa ou vive. Tudo isto acompanhado de vinhos típicos desta região que tornam cada refeição num autêntico convívio de sabores, texturas e paladares, dignos de um verdadeiro manjar dos deuses. Para intensificar estas experiências gastronómicas, são promovidas várias iniciativas e festivais ao longo do ano, dos quais se salientam a Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa (março ou abril) e o Festival do Anho Assado e do Arroz de Forno (julho). Estes certames são acompanhados por música tradicional da região, tornando estas experiências autênticas e inesquecíveis.
Um dia nunca teve tanta emoção e tanto para descobrir como um dia passado em Baião!

Doce da Teixeira, doce conventual de Baião